4 Dicas úteis para o seu controle de estoque

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Controle o estoque do seu negócio com organização e utilizando ferramentas adequadas para manter tudo sob controle. Utilize estas dicas e deixe o papel e caneta de lado. Tenha uma nova visão de como fazer a coisa certa para seu negócio.

Quer evitar desperdícios com acúmulo de produtos? Não perca vendas por escassez no estoque!

Para ter um controle de estoque eficiente é fundamental registrar tudo que entra e sai do seu estoque. Com organização, técnicas e com as ferramentas adequadas, certamente você conseguirá manter tudo sob controle.

O objetivo do controle de estoque é informar com precisão as quantidades de cada item existentes na sua empresa, desde a matéria prima ao produto final.

Selecionamos 4 técnicas para melhorar o controle de estoque de qualquer tipo de empresa. Vamos lá!

1. Faça o registro de todas as entradas e saídas em um sistema informatizado.

Em primeiro lugar, registre todas as informações sobre os produtos que entram e saem da sua empresa. Você pode utilizar uma planilha simples, de papel ou no computador, mas cuidado, essas planilhas podem levar ao erro se não forem devidamente preenchidas, portanto, pense em uma solução para esse problema.

Outra opção para registrar todos os movimentos diários é utilizar um sistema de gestão informatizado.

Atualmente, existem sistemas que organizam todos os detalhes de cada produto de forma eficiente, diminuindo as falhas. Com diversas funcionalidades, como automatização de estoque e muito mais.

Estruture os processos e defina os procedimentos. Como uma forma de evitar prejuízos com furtos de estoque, é importante o treinamento da equipe e a manutenção da comunicação interna.

2. Não mantenha grandes estoques.

Certamente é fato que um estoque menor é mais fácil para se organizar, portanto mantenha no seu estoque o essencial e só faça novas compras de acordo com a demanda do produto final.

Dessa forma você terá mais facilidade de gerenciamento e redução no espaço ocupado, consequentemente  ainda reduzirá o risco de desperdício de material. Mantenha uma relação estreita com os fornecedores para caso haja o aumento da demanda de forma rápida.

3. Padronize as descrições de itens no sistema.

Tenha um padrão definido de cada item no sistema e evite confusões sobre o que está e o que não está em estoque. Use um formato de ficha de controle de produtos que seja completo, prático e eficaz, dessa forma a especificação será clara e objetiva.

O objetivo principal de uma ficha de controle de um produto é saber o que ele é exatamente, sem precisar ir pessoalmente ao estoque para conferir. A melhor forma de fazer isso é com um sistema informatizado.

4- Utilize boas práticas de separação.

Desenvolver boas práticas de separação facilita muito o controle de estoque. Veja a seguir algumas dicas para ter boas práticas.

Padronize os itens. Padronizar os itens favorece a separação pois gera mais eficiência na organização.

Crie um espaço inteligente. Ter um espaço adequado é indispensável para permitir boas práticas de separação. Utilize de forma inteligente o seu espaço disponível.

Leve em conta as características. Separe os produtos conforme o tamanho, forma e até mesmo com base no seu histórico de vendas, além disso, os produtos que vendem mais devem estar localizados de forma mais acessível.

Separe por similaridade. Colocar os produtos similares na mesma área de armazenagem possibilita um gasto menor de tempo para coleta e expedição facilitando, assim, a logística da empresa.

Enfim, com estas dicas você fará um controle de estoque eficaz  e aumentará seus resultados.

Não perca mais tempo com anotações a partir de agora.

Seu estoque está desorganizado e você está sem tempo para essa tarefa? Acredito que vai gostar de ler este artigo.

Você pode gostar também:

Está precisando de ajuda para por seu negócio em dia?

Deixe seus dados aqui que ligamos para você